Café com o Arquivo.pt

Regressaram as sessões online Café com o Arquivo.pt

Última atualização em 18 de Janeiro de 2021 às 19:18

Café com o Arquivo.pt

Bem vindo à 2ª temporada do Café com o Arquivo.pt

Quinzenalmente, o Arquivo.pt regressa às sessões on line para tratar um tópico relacionado com a Web e sua preservação. Venha ouvir os convidados e converse directamente com a equipa do Arquivo.pt para saber como tirar maior partido do serviço e concorrer ao Prémio Arquivo.pt.

Sessões realizadas durante a 2ª temporada 

Sessão especial – Dia Mundial da Preservação Digital 2020 – 5 de novembro

No mês de novembro comemora-se o Dia Mundial da Preservação Digital e, para assinalar esta iniciativa internacional, o Arquivo.pt realizou uma sessão online aberta à comunidade. O convidado especial desta sessão foi o 1º classificado do Prémio Arquivo.pt 2020, Miguel Ramalho, que nos falou do seu trabalho intitulado “Desarquivo”.

15ª sessão – 24 de novembro – Extensão Arquivo.pt

A Extensão Arquivo.pt é um trabalho da autoria de Rodrigo Marques e Hugo Silva, 2ºs classificados do Prémio Arquivo.pt 2020, que permite pesquisar diretamente no seu browser conteúdos preservados. Vamos ouvi-los falar do seu trabalho e ver casos de uso da Extensão Arquivo.pt.

Inquérito de satisfação sobre a apresentação

16ª sessão – 11 de dezembro – Arquivo Económico .pt

Arquivo Económico .PT, da autoria do Nuno Bragança, 3º classificado do Prémio Arquivo.pt 2020, é uma WebApp que permite descobrir preços nas páginas Web do passado em produtos de uso frequente e compará-los com os preços atuais. A partir da obtenção automática a partir do Arquivo.pt os dados são tratados e apresentados de forma intuitiva para o utilizador comum. A possibilidade de comparar o presente com o passado baseando-se informação da Web arquivada mostra como pode ser útil não só para satisfazer a curiosidade mas também para apoiar estudos em diversas áreas.

Inquérito de satisfação sobre a apresentação

17ª sessão – 15 de janeiro – Como fazer uma exposição de páginas Web antigas sem ser informático (tutorial)

Nesta sessão tocam-se aspetos práticos sobre a construção de uma exposição de páginas antigas, desde o uso dos links, típicos dos arquivos da Web, aspetos gráficos a ter em conta e percursos de navegação entre páginas. Utiliza-se o WordPress e mostra-se como fazer rapidamente uma exposição em versão gratuita. Os aspetos tratados têm aplicação em outras plataformas.

  • Conteúdos da sessão – vídeo e apresentação – estarão disponíveis  a partir de 5ª feira, dia 21 de janeiro
  • Sessão apresentada por Ricardo Basílio, curador digital do Arquivo.pt

18ª sessão – 19 de fevereiro

Sessões da 1ª temporada realizadas entre março e julho de 2020