Memorial do Arquivo.pt

Última atualização em 11 de Agosto de 2022 às 11:56

Partilhe esta página: arquivo.pt/memorial

Manter o seu site antigo é um problema?

Existem websites que já não são atualizados com novos conteúdos, mas que têm de ser mantidos online porque disponibilizam informação importante, como por exemplo, os websites de projetos concluídos.

Algumas organizações vêem-se na obrigação de investir significativos recursos para manter um elevado número de websites criados ao longo do tempo.

O custo de manutenção destes sites aumenta com o passar do tempo devido à obsolescência das tecnologias que os suportam e que muito frequentemente causa perigosas vulnerabilidades de segurança.

O Memorial do Arquivo.pt preserva o seu site antigo

O serviço Memorial do Arquivo.pt oferece uma preservação de alta-qualidade do conteúdo de websites que já não são atualizados com a possibilidade de manutenção do domínio original.

Por exemplo, o site www.umic.pt pertencia a uma organização governamental denominada UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento que cessou atividades em 2012. O Arquivo.pt preservou a informação publicada online por este website que foi posteriormente desativado.

O Memorial do Arquivo.pt oferece um serviço de preservação de conteúdos históricos da web que permite:

Desta forma, os proprietários de websites conseguem preservar as informações online que publicaram mas não precisam investir permanentemente em infraestrutura (ex. servidores, eletricidade, sistema de gestão de conteúdos) nem alocar recursos humanos de TIC para manter os seus sites históricos. Apenas necessitam de manter a titularidade do domínio do website.

Se desejar enviar o seu site para o Memorial do Arquivo.pt, contacte-nos.

Exemplos de sites perpetuados no Memorial do Arquivo.pt

Saber mais