Pesquisa de páginas

Última atualização em 23 de Junho de 2021 às 17:25

1. O que posso encontrar através do Arquivo.pt?

Pode encontrar conteúdos históricos da Web portuguesa arquivados desde 1996.

2. Como posso pesquisar no Arquivo.pt?

A pesquisa pode ser feita:

  • por termo, inserindo termos ou expressões que se pretendem encontrar nos conteúdos arquivados (ex.: expo 98)
  • por endereço, inserindo o URL do conteúdo para se aceder ao seu histórico (ex.: https://www.fccn.pt)
  • usando a pesquisa avançada, onde são apresentadas outras opções como, por exemplo, escolha de formato ou sítio Web (ex.: ficheiros PDF no sítio do Público)

3. O que significa a data apresentada para cada página arquivada?

É a data de arquivo do conteúdo.

Embora fosse interessante apresentar a data de publicação, a grande maioria dos conteúdos publicados na Web não disponibiliza esta informação. Assim sendo, apenas é possível apresentar com exactidão a data em que um conteúdo foi arquivado.

4. Só estão arquivadas as páginas após 1996?

Sim.

Fazemos recolhas periódicas desde Janeiro de 2008. A única maneira de conseguirmos preservar conteúdos publicados em data anterior, é obtendo-os a partir de entidades externas que os tenham guardado ao longo do tempo. Os conteúdos mais antigos que nos foram fornecidos datam de 1996.

5. Posso aumentar o número de resultados na página de resultados?

Sim.

Na página de pesquisa avançada.

6. Porque existem páginas que não aparecem nos resultados de pesquisa ou então que surgem incompletas?

Existem várias razões possíveis, por exemplo:

  • foram publicadas com problemas técnicos
  • estão em período de embargo
  • não foram arquivadas

Em “Opções” utilize a funcionalidade “completar a página” para tentar recuperar conteúdos que não estão no Arquivo.pt.

Utilize a opção “ver com browser antigo” para reproduzir a página antigas com uma aparência mais próxima da original.

7. Porque são lentas algumas pesquisas?

Quanto mais termos tiver a expressão de busca, mais lenta ficará a pesquisa. No entanto, estamos a melhorar continuamente o nosso sistema.

8. Qual o critério para ordenar os resultados da pesquisa?

Relevância.

O sistema de ordenação de resultados utiliza diversos atributos das páginas para poder apresentar primeiro os resultados mais relevantes para a pesquisa.

Em termos gerais, uma página preservada que contém uma palavra pesquisada no seu título, texto, endereço ou links recebidos é considerada mais relevante para a pesquisa.

Na pesquisa avançada pode optar por ordenar os resultados por data.

Para ficar a conhecer detalhes científicos e técnicos consulte as nossas Publicações.

9. Posso obter e guardar os resultados de uma pesquisa?

Sim. Em “Opções” selecione exportar resultados numa tabela Excel ou num dos formatos disponíveis (csv, ods, txt).

10. Posso obter uma cópia de uma página?

Sim. Em “Opções”, há duas formas de obter a cópia de uma página:

  • Guardar – gera uma imagem da página que pode descarregar
  • Imprimir – gera um PDF que pode descarregar ou enviar para a impressora

Se desejar obter o ficheiro original da página preservada, que inclui o código, em “Opções” procure “Detalhes técnicos” e escolha “linkToOriginalFile”.

11. O que são os detalhes técnicos?

São os campos de respostas que se podem obter a partir da API (Aplication Programming Interface).