Última atualização em 25 de Abril de 2023 às 20:14
O MUVITUR, Museu Virtual do Turismo, é um portal agregador de conteúdos digitais sobre o Turismo em Portugal.
A plataforma é mantida pela Biblioteca Celestino Domingues da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e tem a participação de instituições de diversas áreas do património que são provedoras de conteúdos.
Entre os conteúdos digitalizados que podem ser consultados no catálogo e acedidos nas instituições provedoras encontravam-se som, imagem, fotografia, material impresso digitalizado. Contudo, faltavam os Websites.
Assim, surgiu a ideia da nova coleção “Páginas Web” do MUVITUR.
Colaboração entre o MUVITUR e o Arquivo.pt
Em 2019, iniciou-se uma colaboração entre o Arquivo.pt e o MUVITUR com o objetivo de identificar sites relacionados com o Turismo em Portugal e de divulgar o histórico de conteúdos publicados na Web, desde 1996.
Em 2022, estabeleceu-se uma lista com cerca de 400 registos de websites de diversas entidades ligadas ao Turismo, hotéis, agências de viagens, páginas dos sites dos municípios com informação turística e outras.
Dessa informação reunida resultou a primeira coleção de websites preservados sobre Turismo em Portugal.
Catálogo do MUVITUR com páginas Web preservadas no Arquivo.pt
Como foi feita a integração
O MUVITUR utiliza o software Nyron, o qual permite agregar conteúdos de diversas proveniências através do protocolo interoperabilidade OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting), cuja utilização é muito comum entre bibliotecas, arquivos e museus para fornecer conteúdos a portais, como por exemplo o Europeana.
O Arquivo.pt, porém, não disponibiliza informação através do OAI-PMH, pelo que foi necessário encontrar uma forma alternativa de criar um registo no Nyron com informação descritiva de Websites preservados.
O procedimento para a integração foi o seguinte:
- Exportou-se para uma folha Excel o esquema XML com os campos para os metadados, de acordo com o que funciona no Nyron;
- A informação foi inserida manualmente na folha Excel, respeitando o formato e a sintaxe, em colaboração com os técnicos responsáveis pelo sistema;
- O ficheiro XML com os dados inseridos foi validado e importado para o Nyron.
A criação de registos em catálogos é em grande parte manual e exige uma curadoria humana. No entanto, foi possível introduzir informação para ser processada automaticamente nos registos da coleção de Websites. Por exemplo, a miniatura (thumbnail) foi obtida utilizando a API do Arquivo.pt, mais espeicificamento o linkToScreenShot, visível nos detalhes técnicos de uma página preservada (ver em Opções).
Para outros elementos, tais como o título do site, seria possível obtê-los automaticamente através da API do Arquivo.pt, no entanto a qualidade da informação depende do que os produtores do site inseriram e pode não ser a melhor. As datas para limitar o âmbito temporal também podem ser obtidas de forma automática. Privilegiou-se o método manual para controlar a informação apresentada.
Na continuidade do projeto, a coleção vai ser aumentada com novos registos, pois existem milhares de sites sobre o setor do Turismo.
Descrição de conteúdos Web no catálogo do MUVITUR
Na coleção “Paginas Web” são utilizados os seguintes dados:
- Denominação – geralmente o título do website
- Organização – a entidade a quem pertence a publicação
- Endereço do sítio Web na Internet
- Endereço para versão no Arquivo.pt
- Momento(s) para recordar
- Link para miniatura no Arquivo.pt
- Descritores
- Dados geográficos (localização, coordenadas, nome geográfico)
A apresentação da informação foi ajustada para ficar alinhada com a de outros recursos do MUVITUR e contém ligações para o Arquivo.pt.
Por exemplo, no registo do site “Turismo do Algarve”, encontramos uma ligação para um momento a recordar em 2011 e outra a ligação para o histórico no Arquivo.pt em “Consultar objeto”.

Organizações podem criar coleções de Websites da sua área
Com este projeto inédito podemos dizer que os Websites preservados ganharam cidadania ou espaço em plataformas digitais dedicadas à memória histórica.
Os Websites raramente são incluídos em catálogos ou expostos em contexto museológico, em Portugal. Em breve, essa realidade pode mudar.
A National Library of Australia, por exemplo, tem registos de Websites preservados no catálogo. Na Tasmania Libraries o catálogo bibliográfico descreve em formato Marc21 mais de 3000 Websites preservados. Na Library of Congress há coleções de Websites antigos ao lado dos recursos tradicionais.
O MUVITUR abriu caminho para que outras entidades criem coleções de Websites do seu interesse nas suas plataformas.
Outros resultados da colaboração
- Exposição de páginas históricas da Web portuguesa na Biblioteca Celestino Domingues (ESHTE), maio de 2019
- Apresentação no Dia Internacional dos Arquivos, 2021: Arquivo: um museu do futuro? (Slides)
- Viagem no tempo “Casino dos Estoris: do chalet ao jogo online”
- Apresentação no Congresso Internacional História, Património(s) e Inovação: olhares sobre as digressões e os percursos turísticos entre Oitocentos e o século XXI, online, 1 de julho de 2021 (Vídeo no Facebook)
- Conjunto de dados abertos no portal Dados.gov: Turismo em Portugal: Websites e histórico de versões no Arquivo.pt