O dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, foi assinalado por todo o país com entradas gratuitas, visitas guiadas, animação de espaços e exposições relacionadas com a memória e o património.
O Arquivo.pt contribuiu com uma exposição de páginas antigas, intitulada “Memória Digital através da Internet do Passado”, que esteve patente num dos stands no Museu dos Coches, em Lisboa.
As páginas foram selecionadas para mostrar diversos aspetos do Alentejo ao longo do tempo. A partir de 2016, selecionou-se páginas relativas ao projeto Heritales.
Heritales e Crowd-Recycling chamaram a atenção para a preservação da memória da Internet
Heritales é um projeto sediado em Évora que tem por objetivo estudar e divulgar o património em todas as suas manifestações. É conhecido pelo seu evento principal criado em 2016, o HERITALES – International Heritage Film Festival.
Crowd-Recycling é um projeto focado nas boas práticas para a sustentabilidade.
O Heritales, o Crowd-Recycling e o Arquivo.pt concretizaram esta ação em colaboração com o objetivo de dar visibilidade aos conteúdos publicados na Web ao longo do tempo. Preservar e dar acesso aos conteúdos digitais é fundamental para valorizar o património.
Porque é que fazer uma exposição de websites antigos é um boa ideia
Fazer uma exposição de websites ao longo do tempo é relativamente fácil, bastando ter um tema que pode ser também a história de uma instituição e escolher páginas conservadas no Arquivo.pt.
Uma exposição de sites antigos é uma ideia original para o público-alvo. Muitas vezes apresenta textos e imagens que só existiram na Web.
Ao chamar a atenção para os websites damo-nos conta que muitas coisas ficaram por gravar e isso muda a nossa visão sobre os conteúdos que publicamos hoje. Passados a cuidar mais da gravação de páginas importantes, por exemplo, tomando medidas ou gravando-as na hora com o SavePageNow.
Dia Mundial da Internet foi a 17 de maio
No dia anterior ao Dia Internacional do Museus assinalou-se o Dia Mundial da Internet (17 de maio). A proximidade das duas comemorações vem mesmo a propósito do tema da preservação da memória.
Portugal ligou-se à Internet, pela primeira vez, em 1991, com o projeto da FCCN “Serviço IP da RCCN”.
Para relembrar como tudo aconteceu, deixamos-lhe as três sugestões que a FCCN publicou nas redes sociais para este dia: