dpc-award-thumb

Arquivo.pt concorreu aos prémios do Digital Preservation Coalition

Os prémios do Digital Preservation Coalition

O Digital Preservation Coalition (DPC) é o consórcio britânico dedicado à promoção da preservação digital e das boas práticas associadas.

Os DPC Awards são uma forma de divulgar e promover casos de uso exemplares e inovadores, provenientes de candidaturas de todo o mundo.

Por essa razão, o Arquivo.pt aceitou o desafio e pretende dar a conhecer os seus serviços à comunidade internacional.

Um serviço de Portugal para o mundo

O Arquivo.pt é um serviço de preservação acessível na Internet e são cada vez mais os casos de uso do Arquivo.pt em estudos científicos por investigadores de outros países.

Os motivos para esse uso internacional do Arquivo.pt são, em primeiro lugar, o facto de no seu acervo ter conteúdos em várias línguas, como por exemplo acerca das Eleições Europeias de 2019, e em segundo lugar por ser extremamente inovador na pesquisa e no acesso à informação preservada em arquivos da Web.

Um investigador quer estiver na Alemanha, em Hong Kong, nos Estados Unidos ou no Brasil, pode pesquisar conteúdos por texto e por imagem, assim como treinar modelos de processamente automático de informação histórica através das Application Programming Interfaces (APIs) do Arquivo.pt.

Em 2024, o Arquivo.pt concorreu a duas categorias e apresentou os seus argumentos ao Júri do DPC Awards. Veja a apresentação resumida ou completa das candidaturas.

Catálogo de ferramentas do Arquivo.pt para preservação digital: The Award for Safeguarding the Digital Legacy

A informação que rege a vida atual nasce digital e é divulgada online. No entanto, objectos digitais de valor incalculável publicados em linha têm vindo a perder-se continuamente.

O Arquivo.pt é uma infraestrutura pública que apoia a preservação de objectos digitais publicados em linha para salvaguardar este legado digital para as gerações futuras.

Assim, em outubro de 2023, após 15 anos de investigação e desenvolvimento, o Arquivo.pt lançou um Catálogo de 13 ferramentas inovadoras para apoiar a preservação de conteúdos online em risco, desde a aquisição até à disseminação (por exemplo, pesquisa e acesso, APIs, formação, conjuntos de dados abertos, exposições).

O Arquivo.pt salvaguarda objectos digitais online de interesse mundial para a investigação e educação.

Pesquisa de imagens preservadas da Web: The Award for Research and Innovation

As imagens publicadas online são bens digitais preciosos que documentam a época contemporânea para as gerações futuras.

Esta iniciativa descreve a investigação e o desenvolvimento de um sistema inovador de pesquisa de imagens que permite a descoberta e o acesso a milhares de milhões de imagens preservadas, adquiridas na web desde a década de 1990.

Esta investigação foi aplicada para potenciar o arquivo web Arquivo.pt com um serviço de pesquisa de imagens disponível publicamente a qualquer utilizador da Internet, lançado oficialmente em agosto de 2022.

As publicações científicas e técnicas resultantes estão disponíveis em acesso aberto e o software desenvolvido está disponível como software livre de código aberto para ser reutilizado e melhorado pela comunidade.

Para saber mais