thumbnail-video-vencedores

Conheça os vencedores do Prémio Arquivo.pt 2024!

Última atualização em 10 de Julho de 2024 às 10:34

Os vencedores do Prémio Arquivo.pt 2024 foram anunciados pelo Jornal Público, parceiro oficial de comunicação desta edição.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na sessão de encerramento do Encontro Ciência, a 5 de julho, na Alfândega do Porto.

1º classificado – “Noticioso – Desafiar percepções”

O vencedor do prémio no valor de 10 000 euros foi o trabalho “Noticioso – Desafiar percepções” desenvolvido por Carmen Fonseca e António Ramiro (Equipa Cubbo).

“Noticioso” é uma plataforma em que o utilizador pode comparar a cobertura mediática sobre diversos temas através de um jogo (Quiz). Permite ainda explorar tendências ao longo do tempo através de uma ferramenta analítica. Acha que conhece bem as notícias portuguesas? Venha descobrir.

Por exemplo, qual o tópico com mais notícias entre 2000 e 2020: Aquecimento global ou Sporting? Os dados do Arquivo.pt dizem que foi o Sporting.

2º classificado – “Habitação.NET: Uma visão do Mercado de Habitação em Portugal”

O 2º prémio no valor de 3 000 euros foi atribuído ao trabalho “Habitação.NET: Uma visão do Mercado de Habitação em Portugal”, da autoria de Diogo Gonçalves.

“Habitação.NET: Uma visão do Mercado de Habitação em Portugal” é uma ferramenta que permite ao utilizador explorar, de forma interativa, a evolução do valor médio do mercado habitacional e arrendatário português, contextualizado com notícias publicadas sobre o tema e as políticas de habitação.

Por exemplo, no ano 2009, em Lisboa o preço é cerca de 1600 €/m2, tendo subido para 4800 €/m2  em 2023. A subida de preços na habitação é contextualizados por notícias ao longo do tempo.

3º classificado – “Pegada Lusa”

O 3º classificado recebeu um prémio no valor de 2 000 euros e foi atribuído ao trabalho “Pegada Lusa”, desenvolvido por Diana Costa e Sérgio Teixeira.

“Pegada Lusa” é trabalho que mostra a evolução das políticas e iniciativas sustentáveis nas diversas regiões do país, a partir da análise  dos projetos e boas práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por exemplo, a região do Porto tem um índice de sustentabilidade (“Green Score”) de 57%, baseado no teor das notícias analisadas.

Menção Honrosa do Público: “Uma viagem no tempo com o Público e o Expresso”

O jornal Público, parceiro oficial da 7ª edição do Prémio Arquivo.pt, atribuiu a sua Menção Honrosa ao trabalho “Uma viagem no tempo com o Público e o Expresso“, realizado por Rita Marques Costa e Beatriz Malveiro.

Uma viagem no tempo com o Público e o Expresso” analisa e compara as páginas web do Público e o Expresso, desde 1998, mostrando ao utilizador do website como evoluíram as versões digitais destes meios.

Por exemplo, em 2014, tanto o Público como o Expresso passam a dar maior destaque às manchetes nas suas homepages e o Expresso passa a ter edição digital diária.

Menção Honrosa AMCC – Aveiro Media Competence Center: “discordAR: a Proximidade dos Partidos na Assembleia da República”

O Aveiro Media Competence Center (AMCC), atribuiu a sua Menção Honrosa ao trabalho “discordAR: a Proximidade dos Partidos na Assembleia da República”, realizado por Miguel Salema e Sebastião Fonte.

“discordAR: a Proximidade dos Partidos na Assembleia da República” é uma App que mostra a proximidade entre partidos políticos, usando votos na Assembleia da República Portuguesa.

Por exemplo, podemos ver a percentagem de votos na mesma direção entre os Partidos no período relativo à XII Legislatura (2012 a 2015).

Menção Honrosa .PT: “ArquivoNC – arquivo web do Jornal de Notícias da Covilhã”

A Associação DNS.PT atribuiu uma Menção Honrosa ao Professor que incentivou a submissão do trabalho “ArquivoNC – o arquivo web do Jornal de Notícias da Covilhã”, promovendo assim a utilização do Arquivo.pt como ferramenta de treino e aprendizagem em contexto de aula. A autoria do trabalho é do aluno Rodrigo Dias da Silva, orientado pelo Professor Ricardo Campos, da Universidade da Beira Interior (UBI).

“ArquivoNC – o arquivo web do Jornal de Notícias da Covilhã” é um trabalho no âmbito do projeto de final de curso em Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI) que disponibiliza o acesso a dez anos de páginas web do jornal Notícias da Covilhã a partir das notícias preservadas pelo Arquivo.pt entre 2009 e 2019.

Materiais de divulgação

Imprensa

Galeria de imagens

Cerimónia de entrega de prémios no encontro Ciência 2024

premio-arquivo--10
premio-arquivo--8
premio-arquivo--7
premio-arquivo--6
premio-arquivo--1
premio-arquivo--3
premio-arquivo--4
premio-arquivo--2
premio-arquivo--9
premio-arquivo--10 premio-arquivo--8 premio-arquivo--7 premio-arquivo--6 premio-arquivo--1 premio-arquivo--3 premio-arquivo--4 premio-arquivo--2 premio-arquivo--9