thumbnail_Karima Faryabi

Websites do Afeganistão e a queda do regime em agosto de 2021

Última atualização em 26 de Setembro de 2022 às 15:55

afghan-ministry-of-economy-17-08-2021

Website do Ministério da Economia do Afeganistão com Karima Faryabi (gravado a 17 de agosto de 2021)

No dia 15 de agosto de 2021 o palácio presidencial em Cabul foi tomado pelos Talibãs, consumando a queda do regime que vigorava há 20 anos, após os atentados do 11 de Setembro nos Estados Unidos.

A comunidade dos arquivistas da Web, através do Content Development Working Group do International Internet Preservation Consortium, lançou o desafio da gravação dos sites afegãos, face ao risco de estes virem a desaparecer com o novo regime.

Não há tempo a perder quando se trata de preservar a Web

O Arquivo.pt reagiu rapidamente lançando uma pesquisa automática de conteúdos focada em sites do domínio .af e em notícias dos media internacionais sobre os eventos em curso.

No dia 17 de agosto os websites começaram a ser gravados.

Foram utilizados 1800 endereços de sites do Afeganistão (terminados em .af) e 500 notícias dos meios de comunicação social de todo o mundo.

Os endereços, URLs ou “seeds” foram obtidos através de pesquisa automática, utilizando o Bing Search API, e colocados imediatamente em gravação.

Conteúdos disponíveis para conhecer a história do Afeganistão

Como resultado da recolha realizada passaram a estar disponíveis no Arquivo.pt mais de 400 Gigabytes de informação que qualquer pessoa pode utilizar para investigação nas mais diversas áreas.

O principal contributo do Arquivo.pt para a comunidade dos arquivistas da Web foi a demonstração da pesquisa automática que permite uma reação rápida na gravação de conteúdos Web em risco iminente de se perderem.

Mais informação

Conjunto de dados abertos do Arquivo.pt (Dados.gov)

Conteúdos recolhidos pelo Content Development Working Group do International Internet Preservation Consortium disponíveis no serviço Archive-it