Última atualização em 27 de Novembro de 2024 às 13:42
A equipa do Arquivo.pt esteve no Funchal, entre os dias 15 e 19 de abril de 2024, e apresentou duas sessões distintas acerca da preservação da Web. A primeira teve lugar durante as Jornadas FCCN 2024 e a segunda foi um workshop, depois de terminado o evento, na sede da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI).
Arquivo.pt nas Jornadas FCCN 2024
A sessão realizada durante as Jornadas FCCN intitulou-se “Arquivo.pt ao serviço da cultura” e teve por objetivo destacar duas colaborações do Arquivo.pt no domínio da cultura e do conhecimento, nomeadamente, com a Wikimédia Portugal e com o Museu Virtual do Turismo (MUVITUR).
- Introdução: Arquivo.pt ao serviço da cultura – João Preto Gomes, Diretor Serviços Avançados
- Melhorando a Wikipédia com o Arquivo.pt – Pedro Gomes, encarregado das recolhas do Arquivo.pt
- Museu Virtual do Turismo enriquecido com Arquivo.pt – Ricardo Basílio, curador digital
Na sessão Zapping FCCN o Arquivo.pt apresentou o serviço Arquivo404 que permite aos sites oferecerem conteúdos históricos em vez da negativa “Página não encontrada”.
Workshop com a ARDITI
O Workshop pós-Jornadas, promovido pela ARDITI, foi aberto às instituições regionais e aos cidadãos em geral. Intitulou-se “O Arquivo.pt e a preservação da memória da Internet”.
Os conteúdos foram estruturados seguindo o programa de formação que o Arquivo.pt e precedidos pelo enquadramento entre os outros serviços da FCCN – Computação Científica da FCT.
- Serviços da FCCN – Salomé Branco, Coordenadora Geral Adjunta da FCCN
- Arquivo.pt, ferramenta para preservar rapidamente o passado (Módulo A) – Ricardo Basílio, Curador digital
- Catálogo de serviços do Arquivo.pt
- Bem publicar para bem preservar (Módulo B) – Pedro Gomes, Encarregado das recolhas do Arquivo.pt
- APIs do Arquivo.pt: processamento autómático de conteúdos preservados (Módulo C) – Vasco Rato, Web developer do Arquivo.pt
Tão importante como os conteúdos foi o diálogo que se estabeleceu durante as sessões entre os participantes e a equipa do Arquivo.pt para esclarecer dúvidas ou para colocar questões.
A preservação da Web é cada vez mais importante para as organizações que pretendem conservar parte da memória institucional e desenvolver políticas de segurança.
A ARDITI deu um sinal importante acerca da preservação da memória Web das instituições madeirenses ao acolher e promover as ações formativas do Arquivo.pt.
Se pretende promover a preservação de conteúdos Web na sua organização consulte a formação do Arquivo.pt e contacte-nos.
Mais informação
- Workshop da ARDITI pretende preservar a memória digital da Internet (Diário de Notícias da Madeira)
- Workshop na ARDITI pretende preservar a memória digital da Internet (jornal JM)