Thumbnail-projeto-para-sempre

Memória de festivais e eventos de arte: PARA SEMPRE

A Exposição Memória de festivais e eventos de arte propõe um percurso pela cena artística portuguesa presente na Web e inclui uma cronologia destes acontecimentos.

Este produto de informação online é uma apresentação dos resultados de forma sistemática e estruturada do projeto PARA SEMPRE.

cartao-expo-memoria-festivais-e-eventos-de-arte
Exposição online “memória de festivais e eventos de arte” (arteparasempre.wordpress.com)

O segundo produto online do projeto será um diretório de referências de artistas, galerias e projetos na área da arte contemporânea portuguesa a ser disponibilizado durante o ano de 2022, em gulbenkian.pt/biblioteca-arte.

Ciclo de Webinars intitulado Arte para sempre na web

Entre abril e julho de 2021, realizou-se o Ciclo de Webinars intitulado Arte para sempre na web, orientados a uma comunidade de artistas, curadores, galeristas e produtores de eventos, entre outros.

A média de participantes foi de 58 por sessão, os quais avaliaram a sua satisfação, numa escala de 1 a 5, com uma pontuação média de 4,6.

As três sessões tiveram por objetivo a difusão do conhecimento sobre a preservação digital de informação na web e requisitos para a publicação de informação preservável.

Identificação de artistas, galerias e projetos

Começou-se por identificar artistas, galerias e projectos relevantes no panorama artístico português contemporâneo. Partiu-se de um conjunto inicial de 63 agentes (artistas, galerias e projetos), aos quais foram adicionados 573 artistas pertencentes à Colecção Moderna da FCG e à Colecção de Livros de Artista e Edição Independente da BAA – FCG.

Ao longo destes meses foram assim identificados 636 elementos (redes sociais e sítios web ativos em 2020), que foram posteriormente analisados.

As conclusões da análise realizada no âmbito do projeto PARA SEMPRE foram apresentadas no webinar realizado a 1 de julho de 2021, intitulado Arquivar a Web: faça-você-mesmo! 

Para mais informações:

Recolha especial sobre websites e blogues de arte

Em Abril de 2021, 0 Arquivo.pt fez uma recolha especial com base na identificação inicial de artistas, galerias e projetos e obteve 2.8 terabytes de informação preservada.

Gravaram-se novos conteúdos sobre websites de arte, utilizando ferramentas que permitem recolhas com maior qualidade, tais como Brozzler e Webrecorder.

Um projeto colaborativo de curadoria digital

PARA SEMPRE é um projeto de curadoria digital aplicada à informação disponibilizada na web pelos diversos agentes da cena artística portuguesa contemporânea (artistas, galerias e locais híbridos).

Este tem como finalidade principal contribuir para a preservação/reutilização das páginas do passado e do futuro, assegurar a preservação da memória digital da arte portuguesa actual disponível no Arquivo.pt e promover o conhecimento sobre esta temática, apresentando-a de forma sistematizada e estruturada.

A sua criação resulta do encontro de missões de duas organizações: uma que pretende assegurar a preservação da web portuguesa, o Arquivo.pt, e outra que se assume como um agente no desenvolvimento do conhecimento e do saber sobre a arte portuguesa contemporânea, a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Este inscreve-se no âmbito da plataforma ROSSIO (Infraestrutura de Investigação na área das Ciências Sociais, Artes e Humanidades).