José Borbinha, workshop eArchiving, a 25 de Fevereiro no IST (Sala José Tribolet)

Iniciativa eArchiving organizou workshop e Arquivo.pt esteve presente

Última atualização em 11 de Março de 2025 às 16:21

José Borbinha, Workshop eArchiving, a 25 de Fevereiro no IST (Sala José Tribolet)
Professor Doutor José Borbinha, workshop eArchiving, a 25 de Fevereiro  de 2025, no Instituto Superior Técnico em Lisboa (Sala José Tribolet)

O Arquivo.pt participou no workshop eArchiving Portugal , que se realizou no Instituto Superior Técnico, no dia 25 de fevereiro de 2025, a convite do Professor Doutor José Borbinha, uma das primeiras pessoas a fazer arquivo da web em Portugal quando, na década de 1990, estava na Biblioteca Nacional.

O Professor José Borbinha, melhor que ninguém, sabe contar na primeira pessoa os pequenos episódios, quase épicos, as ações dos primeiros “heróis” que levaram à criação de um arquivo da Web em Portugal. Vê o Arquivo.pt como um serviço imprescindível quando se fala de preservação digital e de salvaguarda do património comunicacional das organizações.

O evento teve um formato hibrido com 50 participantes presencias e 270 online e foi aberto a todas as entidades públicas ou privadas com preocupações ao nível da preservação digital e gestão da informação em qualquer tipo ou formato. Aqui se incluem os conteúdos dos websites e redes sociais!

Os responsáveis dos Municípios, entidades da Administração Local,  tiveram uma grande participação, respondendo ao apelo da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Este convite à participação de pessoas de todo o país foi uma oportunidade para o Arquivo.pt mostrar como pode ajudar na preservação dos sites institucionais e no cumprimento da Portaria n.º 112/2023, de 27 de abril.

eArchiving, uma iniciativa europeia nascida em Portugal

A iniciativa eArchiving ou Iniciativa de Arquivo Eletrónico tem por objetivo principal o património cultural digital e foi criada numa reunião de parceiros europeus em Lisboa.

“Foi precisamente nesta (sala José Tribolet no Instituto Superior Técnico) que teve início o eArchiving há onze atrás, a 29 de maio de 2014” recordou  José Borbinha (INESC-ID), anfitrião e organizador do workshop.

A iniciativa eArchiving, é gerida, em nome da Comissão Europeia, pelo Consórcio E-ARK, onde se incluem os parceiros portugueses KEEP Solutions LDA e INESC-ID. No consórcio estão ainda o AIT Austrian Institute of Technology GmbH, parceiro principal, e o DLM Forum MTÜ.

Janet Anderson, gestora do eArchiving, mostrou os progressos alcançados em onze anos no domínio da preservação digital. Os projetos financiados pela União Europeia no âmbito do consórcio resultaram no desenvolvimento de especificações, software, formação e conhecimento sobre preservação digital.

Seguiu-se a apresentação de contributos para a preservação digital em Portugal: DGLAB, por Pedro Penteado, Centro Hospitalar São João, por Fernanda Gonçalves, Ministério da Justiça, por Alexandra Lourenço e Cristina Soares, Arquivo.pt, pelo curador digital Ricardo Basílio.

Para terminar, Miguel Ferreira fez a sua intervenção em representação do DLM Forum MTÜ, comunidade onde a KEEP Solutions LDA participa com o desenvolvimento de software. Numa abordagem mais técnica mostrou como estão estruturados os metadados na especificação de empacotamento E-Ark de modo a cumprirem os requisitos da preservação digital.

Como usar o Arquivo.pt para preservação os websites institucionais

Presentation of Arquivo.pt at the eArchiving Workshop, by Ricardo Basílio, digital curator. Photo by Pedro Penteado
Apresentação do Arquivo.pt no Workshop eArchiving por Ricardo Basílio, curador digital. Foto por Pedro Penteado

A preservação digital exige colaboração, tanto ao nível interno como externo entre organizações, e este workshop serviu esse propósito, pois foi ocasião para  partilha de boas práticas, divulgação de ferramentas e serviços e contacto entre pessoas.

Da parte do Arquivo.pt destacou-se três serviços do seu catálogo para a preservação dos conteúdos publicados na web:

Os serviços do Arquivo.pt podem ser utilizados, por exemplo, pelos Municípios para a preservação dos conteúdos publicados nos websites institucionais.

A formação do Arquivo.pt, tais como webinars ou sessões presenciais, são úteis para dar capacidade às entidades para cuidarem dos conteúdos institucionais, incluindo os conteúdos das redes sociais que exigem uma estratégia alternativa.

Slides da apresentação

Saber mais

Vídeos de todas as apresentações, em breve no canal Youtube do E-ARK