Visit to FCCN tv studio

Semana de estágio Erasmus+ no Arquivo.pt de Praga a Lisboa

Por: Marie Haškovcová and Luboš Svoboda, Webarchiv, National Library of the Czech Republic, 13 a  17 de maio de 2024.

Visita no âmbito do Erasmus+

Graças ao programa europeu Erasmus+ da UE, centrado na educação de adultos – mobilidade de pessoal, tivemos a oportunidade de passar uma semana a acompanhar o Arquivo.pt e comparar as estratégias do arquivo Web checo – Webarchiv – com as abordagens dos nossos colegas portugueses.

Em ambos os casos, trata-se de arquivos centrados em conteúdos nacionais (checos e portugueses) na Internet.

O Arquivo.pt

Enquanto o arquivo web checo faz parte da Biblioteca Nacional da República Checa, o arquivo português faz parte da FCCN, no âmbito da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e do conhecimento.

A FCT presta serviços de IT ao sistema de ensino superior e de Investigação português, bem como conetividade de alta velocidade à Internet. O contexto institucional de ambos os arquivos reflecte-se também nas especificidades dos seus conceitos.

A visita incluiu uma apresentação da equipa e dos espaços do campus e dos departamentos, uma apresentação das actividades de ambos os arquivos e uma discussão sobre os diferentes aspectos do nosso trabalho – ferramentas técnicas e curatoriais, tecnologias e processos, ambiente legislativo e questões éticas, armazenamento de dados, alguns serviços, actividades de investigação, perspectivas e planos futuros.

O arquivo da Web checo

O arquivo web checo foi fundado em 2000, as cópias de arquivo mais antigas datam de 2001 e tem atualmente mais de 580 TB de dados. Tal como o Arquivo.pt, recolhe conteúdos num domínio nacional com base numa lista de endereços URL obtida junto do seu fornecedor. Na sua estratégia de aquisição, complementa estas recolhas, ditas abrangentes, com recolhas temáticas e selectivas.

As colecções temáticas referem-se a um tópico ou evento específico, podem ser pontuais ou de construção contínua, e combinam recursos seleccionados manualmente e recursos extraídos automaticamente. As colecções selectivas destinam-se a ser recolhidas a longo prazo, têm registos de catalogação detalhados que fazem parte da bibliografia nacional checa e são licenciadas – as cópias de arquivo estão, portanto, disponíveis gratuitamente através do catálogo.

No âmbito das actividades de investigação em arquivos da Web, apresentámos o nosso projeto destinado a detetar as chamada web morta através da aplicação Extinct Websites e a criar uma base de dados que sirva de base para monitorizar mudanças mais amplas na web checa, bem como o projeto WACloud destinado a extrair grandes volumes de dados do arquivo da web.

Troca de conhecimentos e experiências

Entre os projectos portugueses, interessou-nos, por exemplo, o CitationSaver, e também discutimos o projeto Memorial, a recolha da Wikipédia portuguesa, e as actividades do arquivo português relacionadas com a formação sobre a preservação da Web (módulos de formação).

A reunião foi enriquecida pela discussão de colecções temáticas específicas.

  • A coleção de Net Art checa documenta a arte digital e a sua transformação no espaço em linha, proporcionando uma perspetiva histórica da arte única.
  • Outra coleção importante é a coleção “Redes sociais dos Membros do Parlamento da República Checa 2021-2025”, que preserva as comunicações e interacções em linha dos deputados checos, de valor inestimável para o estudo do marketing político e da vida política pública.
  • A coleção GitHub arquiva repositórios importantes desta popular plataforma para programadores, preservando os principais projectos de software nacionais e o seu código para as gerações futuras.
  • Por último, a coleção Crypto, NFT, Blockchain, Web3, Metaverse traça o crescimento e o impacto da tecnologia no espaço dos bens digitais. Estas colecções são recursos fundamentais para a investigação e análise da cultura, política e tecnologia digitais, e a discussão destas colecções em reuniões de arquivistas da Web contribui para o desenvolvimento de métodos de arquivo e inovação tecnológica.

Concentrámo-nos na troca de conhecimentos e experiências na identificação de endereços para gravar (seeds), na otimização do fluxo de trabalho e na partilha de dicas e aspectos técnicos.

Partilha de boas práticas

Discutimos as melhores práticas para identificar e recolher os principais recursos da Web, um passo fundamental para garantir um arquivo abrangente e representativo. Partilhámos várias estratégias para automatizar e simplificar os fluxos de trabalho, incluindo a utilização de ferramentas de raspagem da Web e filtragem avançada de conteúdos.

As conversas técnicas incluíram soluções para problemas comuns, como a recolha de páginas Web dinâmicas e a superação de restrições de acesso. A reunião constituiu uma plataforma valiosa para a partilha de métodos inovadores e para a promoção da colaboração entre peritos, promovendo o desenvolvimento de um arquivo digital eficaz e sustentável.

Erasmus+ visti to FCCN TV studio
Luboš Svoboda, curador digital, Marie Haškovcová,coordenadora do Webarchiv e Ricardo Basílio, curador digital do Arquivo.pt em visita ao Estúdio da FCCN, FCT.