thumbnail_pt_vencedores_2022

Conheça os vencedores do Prémio Arquivo.pt 2022!

Última atualização em 28 de Novembro de 2022 às 10:54

Os vencedores do Prémio Arquivo.pt 2022 foram anunciados pelo Jornal Público no dia 22 de julho de 2022, parceiro oficial de comunicação desta edição, que atribuiu uma menção honrosa ao melhor trabalho baseado nos conteúdos do jornal.

Foram recebidos 22 trabalhos candidatos.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Ciência: a excelência da investigação em Portugal, a 24 de novembro, no Teatro Thalia, em Lisboa.

1º classificado – “Arquivo do Parlamento”

O vencedor do prémio no valor de 10 000 euros foi o trabalho “Arquivo do Parlamento” desenvolvido por Tiago Santos.

“Arquivo do Parlamento” é uma aplicação Web que agrega notícias e artigos de opinião extraídos do Arquivo.pt com base nos dados abertos do Parlamento.pt.

Por exemplo, um utilizador pode pesquisar sobre uma personalidade política e obtém discursos, notícias e outras publicações que o Arquivo.pt preservou.

2º classificado – “Classificação automática de artigos estigmatizantes de doenças mentais”

O 2º prémio no valor de 3 000 euros foi atribuído ao trabalho “Classificação automática de artigos estigmatizantes de doenças mentais”, da autoria de Alina Yanchuk, Alina Trifan, Olga Fajarda e José Luís Oliveira.

Este trabalho desenvolveu uma metodologia para a classificação automática de artigos estigmatizantes de doenças mentais, presentes em jornais de notícias portugueses online, através de Inteligência Artificial.

Por exemplo, uma notícia que utiliza o termo esquizofrenia associado a uma notícia sobre vida política é classificada como estigmatizante. Utilizando processos automáticos este trabalho permite identificar milhares de notícias e chamar a atenção dos media e da sociedade para a estigmatização de doenças mentais.

3º classificado – “Arquivo Público”

O 3º classificado recebeu um prémio no valor de 2 000 euros e foi atribuído ao trabalho “Arquivo Público”, desenvolvido por Diogo Correia e Ricardo Campos.

“Arquivo Público” é uma aplicação Web focada nos conteúdos publicados no sítio Web do Jornal Público ao longo do tempo e preservados pelo Arquivo.pt.

Como resultado, temos uma interface Web que permite a visualização de notícias arquivadas sobre um determinado assunto e ainda a representação do número de notícias, termos mais frequentes e referência geográfica.

Menção Honrosa do Público

O jornal Público, parceiro oficial da 5ª edição do Prémio Arquivo.pt, atribuiu a sua Menção Honrosa ao trabalho “Arquivo Público”, realizado por Diogo Correia e Ricardo Campos.

Cerimónia de entrega

Galeria de imagens

Ceriminónia de entrega dos prémios 2022
Ceriminónia de entrega dos prémios 2022
Ceriminónia de entrega dos prémios 2022
Ceriminónia de entrega dos prémios 2022
Ceriminónia de entrega dos prémios 2022
Ceriminónia de entrega dos prémios 2022
Ceriminónia de entrega dos prémios 2022
Ceriminónia de entrega dos prémios 2022 Ceriminónia de entrega dos prémios 2022 Ceriminónia de entrega dos prémios 2022 Ceriminónia de entrega dos prémios 2022 Ceriminónia de entrega dos prémios 2022 Ceriminónia de entrega dos prémios 2022 Ceriminónia de entrega dos prémios 2022

Créditos das fotos: Pedro Ferreira – FCT | FCCN | Arquivo.pt

Vídeo

Materiais de divulgação

Imprensa

Link curto para esta página: arquivo.pt/vencedores2022