Pesquisa de páginas

Última atualização em 25 de Outubro de 2024 às 11:03

2. Como posso pesquisar no Arquivo.pt?

A pesquisa pode ser feita:

  • por termo, inserindo termos ou expressões que se pretendem encontrar nos conteúdos arquivados (ex.: expo 98)
  • por endereço, inserindo o URL do conteúdo para se aceder ao seu histórico (ex.: https://www.fccn.pt)
  • usando a pesquisa avançada, onde são apresentadas outras opções como, por exemplo, escolha de formato ou sítio Web (ex.: relatório no sítio do Público)

3. O que significa a data apresentada para cada página arquivada?

É a data de arquivo do conteúdo.

Embora fosse interessante apresentar a data de publicação, a grande maioria dos conteúdos publicados na Web não disponibiliza esta informação. Assim sendo, apenas é possível apresentar com exactidão a data em que um conteúdo foi arquivado.

4. Só estão arquivadas as páginas após a década de 1990?

Não. Existem alguns conteúdos desde 1991, embora a grande propagação da Web se tenha dado a partir de 1996.

Fazemos recolhas periódicas desde Janeiro de 2008. A única maneira de conseguirmos preservar conteúdos publicados em data anterior, é obtendo-os a partir de entidades externas que os tenham guardado ao longo do tempo. Os conteúdos mais antigos que nos foram fornecidos datam de 1993.

5. Posso aumentar o número de resultados na página de resultados?

Sim.

Na página de pesquisa avançada.

6. Porque existem páginas que não aparecem nos resultados de pesquisa ou então que surgem incompletas?

Existem várias razões possíveis, por exemplo:

  • foram publicadas com problemas técnicos
  • estão em período de embargo
  • não foram arquivadas

Em “Opções” utilize a funcionalidade “completar a página” para tentar recuperar conteúdos que não estão no Arquivo.pt.

Utilize a opção “ver com browser antigo” para reproduzir a página antigas com uma aparência mais próxima da original.

7. Porque são lentas algumas pesquisas?

Quanto mais termos tiver a expressão de busca, mais lenta ficará a pesquisa. No entanto, estamos a melhorar continuamente o nosso sistema.

8. Qual o critério para ordenar os resultados da pesquisa?

Relevância.

O sistema de ordenação de resultados utiliza diversos atributos das páginas para poder apresentar primeiro os resultados mais relevantes para a pesquisa.

Em termos gerais, uma página preservada que contém uma palavra pesquisada no seu título, texto, endereço ou links recebidos é considerada mais relevante para a pesquisa.

Para ficar a conhecer detalhes científicos e técnicos consulte as nossas Publicações.

9. Posso obter e guardar os resultados de uma pesquisa?

Sim. Em “Opções” selecione exportar resultados numa tabela Excel ou num dos formatos disponíveis (csv, ods, txt).

10. Posso criar narrativas ou timelines de notícias sobre um tema?

Sim, através do botão “Narrativa” que remete para o serviço externo Conta-me histórias.

  • Comece por introduzir um termo de pesquisa simples, como por exemplo, um tema ou o nome de uma personalidade.
  • Clique no botão “Narrativa” e prossiga com “Ok” para o serviço externo Conta-me histórias.
  • Aguarde até ser gerada uma timeline com notícias relacionadas.

O processamento da narrativa pode ser lento e o seu sucesso depende da informação disponível e do termo de pesquisa que deve ser o mais simples possível.