Última atualização em 31 de Julho de 2024 às 17:51
Referência: arquivo.pt/fcshnaweb
Um sítio Web sobre a História dos sítios Web da Faculdade
Este projecto concretizou-se na preparação de um sítio Web dedicado à presença online da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH), entre 1996 e 2016. Pretendeu-se ilustrar de que modo esta comunidade académica se projectou na Web ao longo dos anos, através dos sítios Web que criou.
MemoriaFCSH.wordpress.com: exposição da memória digital da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
A interface baseia-se num design simples e na apresentação da informação de forma estruturada. Procurou-se chegar a um modelo fácil de implementar em outros contextos, sem exigir conhecimentos técnicos especiais, e ao alcance de qualquer profissional da informação.
Na lista de memórias incluem-se o sítio Web institucional e os seus subdomínios, bem como os sítios Web criados pelas diversas unidades organizacionais da Faculdade (unidades I&D, Departamentos e grupos de alunos) ou dedicados a projectos e eventos. Limitou-se a 24 o número de itens expostos, no âmbito deste projecto, ficando os restantes para desenvolvimento posterior.
Preservar a memória institucional online
A exposição online destina-se à comunidade académica, em primeiro lugar, e por isso apresenta imagens e referências ao passado que recordam pessoas, temas e percursos.
Alguns conteúdos que se tinham por efémeros foram, afinal, conservados e aí estão, à distância de um clique. Podem até ser reutilizados, partilhados numa rede social ou incluídos numa mensagem.
O visitante da exposição é levado a fazer uma viagem no passado da Web, explorando as versões dos sites preservados pelo Arquivo.pt. Dessa forma experimenta por si próprio como utilizar esta nova fonte de informação.
Um recurso para a comunidade científica
Ficará surpreendido, certamente, o investigador que desconhece o volume de informação conservada no Arquivo.pt. Mais interessado ficará quando compreender que não se trata apenas de volume, mas sobretudo de novidade: novo material (sites preservados), novas fontes e novas metodologias.
O trabalho de curadoria digital desenvolvido sobre os sítios Web da FCSH pretendeu mostrar as potencialidades dos materiais digitais preservados para a memória institucional. A partir de uma utilização intensiva o Arquivo.pt, seguiu-se metodologicamente três passos.
- Inventariação dos endereços dos sítios Web criados no âmbito institucional da FCSH;
- Recolha de informação e análise das versões preservadas no Arquivo.pt, identificando as entidades relacionadas com os sites;
- Apresentação estruturada da informação na exposição online – a cada item corresponde a uma entidade da FCSH.
Muitas outras abordagens podem ser feitas, e esse é o desafio deixado por esta exposição da memória digital.
Espera-se aumentar o número de itens expostos, de forma que todas as entidades da FCSH se sintam representadas. É igualmente desejável que este modelo se replique em outras Faculdades, incentivando a curadoria dos sítios Web nas Bibliotecas do Ensino Superior.
Como garantir que a nossa memória digital irá prevalecer para o futuro?
Parte dos sítios Web da FCSH foram preservados e é graças a esse material que podemos reconstruir a memória institucional online ou criar outras leituras históricas e sociológicas sobre o passado.
Para garantir que esta memória permanece é necessário:
- manter os sítios Web actuais e os seus conteúdos em condições de serem preservados;
- sugerir para preservação aqueles endereços que ainda não estão preservados;
- investir na formação para a curadoria digital;
- promover investigação que integre os sítios Web preservados entre as suas fontes.
Se pretende implementar uma exposição online na sua organização, contacte o autor.
Apresentações
- FCSH na Web: exposição virtual. Evento Arquivo.pt 2017, Lisboa, Novembro de 2017 (vídeo)
- FCSH na Web: exposição virtual: um caso de estudo. Dia Internacional da Preservação Digital, Lisboa, Novembro de 2017
- Construindo a memória da presença online: caso de uso sobre a FCSH. Aula do Curso de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação da FLUL, Lisboa, Outubro de 2017
- A FCSH na Web: exposição virtual. Aula aberta na Nova-FCSH, Lisboa, Maio de 2017 (vídeo, resumo)
- A Faculdade X na Web: exposição virtual, Jornadas FCCN 2017, UTAD, Vila Real, Abril de 2017 (slides)
Canais
- Curiosidades da memória institucional utilizando o Arquivo.pt, série de vídeos tutoriais, 1-6
- Guia da preservação digital por siglas, página do Facebook
Resultados
- Memória da FCSH na Web, Website, Julho de 2017, MemoriaFCSH.wordpress.com.
- Ricardo Basílio, Memória da FCSH na Web: presença online da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1996/2016), Relatório final do projeto Investiga XXI, Dezembro de 2017.
- Ricardo Basílio, Memory of the online presence of a Faculty: an exhibition, International Internet Preservation Consortium, Blog, Fevereiro de 2018.
- Ricardo Basílio, A FCSH na Web: expondo a memória online de uma comunidade académica, Big Data on Human and Social Sciences. History, Issues and Challenges, International Conference, Lisbon, Novembro 6-7 2017.
- Ricardo Basílio, A FCSH na Web: construindo a memória da presença online, 1.ª Conferência Internacional de Gestão da informação e Arquivos, Albergaria-a-Velha, 3-4 de Novembro de 2017.
- Ricardo Basílio, Projectos de Investigação com o Arquivo.pt, Sítio Web da BAD – Notícias, Junho de 2017.