Uma primeira tentativa de arquivar o .EU.

Última atualização em 1 de Outubro de 2021 às 9:12

Notícia actualizada em Agosto 1, 2019

O Arquivo.pt realizou uma experiência para tentar preservar sítios alojados sob o domínio .EU.

O domínio .EU é utilizado frequentemente para referenciar sítios web relacionados com a Europa. A estratégia de preservação da Web tem sido delegar a responsabilidade de arquivar cada domínio nacional às entidades nacionais respetivas. Contudo, o domínio .EU é internacional e a sua preservação ainda não foi atribuída a nenhuma instituição.

RESAW (Research Infrastructure for the Study of Archived Web Materials) é uma rede europeia que tem como objetivo a criação de uma infraestrutura para o estudo de materiais arquivados da web.

No âmbito das atividades do RESAW, o Arquivo.pt realizou uma primeira tentativa de recolher e arquivar sítios alojados sob o domínio .EU. Esta primeira recolha decorreu entre os dias 21 de Novembro e 16 de Dezembro de 2014.

Foram realizadas mais 2 recolhas experimentais de sites do .EU que passado 1 ano passaram a estar pesquisáveis em Arquivo.pt. Além disso, disponibilizámos um protótipo de pesquisa focada nas recolhas do .EU que demonstra a facilidade de criar motores de busca focados em determinadas colecções através da utilização do operador de pesquisa “collection”

Colaborações com investigadores interessados em estudar os materiais recolhidos são bem-vindas.

Para saber mais