Estudo sobre homossexualidade baseado em notícias preservadas da Web

por João Teixeira Duarte e Zélia Teixeira, segundos classificados dos Prémios Arquivo.pt 2018.

O trabalho “Enquadramento do conceito de homossexualidade em 20 anos de publicação do Jornal Expresso” valoriza as mudanças sociais na realidade portuguesa e internacional no que se refere à visibilidade das questões sociais relacionadas com a comunidade LGBT e explora o papel da comunicação social na promoção da visibilidade destas questões, juntamente com a sua influência em mantê-las na agenda social.

20 anos do Expresso online foram analisados

Para o efeito, foram analisados ​​20 anos de história de publicação da versão online do jornal Expresso (de 1997 a 2017) – principalmente através da ferramenta de arquivo da web Arquivo.pt, de forma quantitativa e qualitativa.

Em termos quantitativos, através da análise fundamentada surgiram as seguintes categorias: Legislativo-política (81 peças), Social (37), Discriminação e agressão (23), Artes e cultura (18), Popular (12), Religiosa (15), Opinião (19), Link entre homossexualidade e pedofilia (5).

Em termos qualitativos, observou-se uma tendência a normalizar indivíduos homossexuais, relacionamentos e questões relacionadas (como casamento do mesmo sexo e adoção).

Paralelamente, também foi encontrada uma tendência a representar progressivamente as experiências negativas da população LGBT para a ressonância emocional.

Em geral, este arquivo encapsulou um vislumbre da evolução deste fenómeno social na sociedade portuguesa, em conjunto e por vezes em contraste com as realidades internacionais que o enquadraram.

Para saber mais

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone