O Centenário da 1ª Grande Guerra na Web

 

Trégua de Natal

O Centenário da 1ª Grande Guerra celebrou-se online

O projecto “O Centenário da 1º Grande Guerra na Web: memória e relações internacionais nos sites comemorativos” pretende analisar a forma como a 1ª Grande Guerra foi relembrada em 3 países:

  • Grã-Bretanha
  • França
  • Portugal

A partir dos sites oficiais que coordenavam as iniciativas e eventos comemorativos.

Tratando-se de um evento com dimensões internacionais, com origem em complexos jogos de alianças entre nações, este projecto pretende dar continuidade ao tema das relações internacionais, analisando esta rememoração, cem anos depois, do ponto de vista das estratégias de cooperação e diplomacia no Continente Europeu.

A questão que se pretende responder é como é que o Centenário da Grande Guerra espelha a imagem destes países relativamente às estratégias de cooperação internacional do século XXI?

Para tal importa compreender:

  • Com é que estes países projectam a sua participação na guerra para as audiências do século XXI
  • O que nos dizem os sites e eventos comemorativos acerca das relações diplomáticas destes 3 países 100 anos após a 1ª Grande Guerra.
  • Qual o discurso político adjacente à memorialização do conflito, especialmente na época digital em que a informação pretende ser acessível a um vasto número de pessoas.

Os arquivos da web preservam informação acerca da 1ª Grande Guerra

Usando os Arquivos da Web, notoriamente o Internet Archive e o Arquivo.pt iremos analisar o que os respectivos sites escolheram destacar ao longo do período do centenário – 2014-2018.

Os sites principais são:

  • http://www.1914.org/
  • http://www.centenaire.org/fr
  • http://www.portugalgrandeguerra.defesa.pt/

Pretende-se examinar os destaques (highlights) dos sites ao longo dos quatro anos do centenário, analisando as versões dos websites duas vezes por mês – quando possível. Após essa recolha, selecciona-se alguns artigos relativos ao tema das relações entre países procedendo-se então à análise do discurso.

Contudo, sendo este o corpo principal de fontes utilizadas, há uma miríade de recursos disponíveis dos quais podemos retirar informação adicional:

Estes recursos ajudarão a completar a presente investigação, por exemplo, no que diz respeito ao contexto da comemoração na Alemanha que, devido a especificidades políticas e históricas, olhou de forma distinta para o centenário, com um investimento muito menor nas comemorações.