O Centenário da 1ª Grande Guerra na Web

O Centenário da 1ª Grande Guerra celebrou-se online

O projecto “O Centenário online da Grande Guerra: comparando estratégias políticas de cooperação internacional” tem como objectivo analisar as interpretações relativas ao tema da Grande Guerra 100 anos após o evento para comparar as estratégias de cooperação internacional no século 21.

Para tal, vou usar informação publicada nos websites comemorativos do Centenário de 3 diferentes países:

  • Grã-Bretanha
  • França
  • Portugal

Para o fazer importa responder a estas questões:

  • Como é que estes países projectaram a sua participação na guerra para audiências do século 21?
  • O que podemos concluir a partir dos websites e dos eventos comemorativos sobre o assunto das relações internacionais destes países 100 anos após a Grande Guerra?
  • Qual o discurso político adjacente à rememoração do conflito, especialmente na era digital quando a informação pretende chegar a um vasto número de pessoas?

Os Arquivos da Web preservam informação sobre a Grande Guerra

Este projecto pretende sublinhar as contribuições dos Arquivos da Web para a investigação no campo das Humanidades e Ciências Sociais, tratando os websites como fontes originais o que, graças ao trabalho destes arquivos, têm sido preservados na sua condição original.

Usando o Internet Archive e o Arquivo.pt pretende olhar para 3 websites do período do centenário (2014-2018):

Segue-se depois uma análise dos destaques ao longo dos 4 anos. Após esta recolha, irei escolher alguns artigos específicos com o objectivo de analisar o discurso espalhado por figuras políticas e institucionais envolvidos nas comemorações.

Apesar de estas serem as principais fontes, há uma larga quantidade de recursos disponíveis dos quais podemos retirar informação adicional:

Estes recursos ajudarão a completar a presente investigação, por exemplo, no que diz respeito ao contexto da comemoração na Alemanha que, devido a especificidades políticas e históricas, olhou de forma distinta para o centenário, com um investimento muito menor nas comemorações.

referência: https://sobre.arquivo.pt/grandeguerra
para mais informações, por favor contacte: Daniela.Major@sas.ac.uk