Emitimos um comunicado à imprensa sobre o Arquivo.pt

No dia 12 de Janeiro foi emitida uma nota de imprensa sobre o Arquivo.pt, onde se explica o serviço, a sua história, o seu presente, colaborações e desafios futuros.

O serviço do Arquivo.pt permite a pesquisa, de forma gratuita, sobre dados arquivados da Web desde 1996. A infraestrutura de investigação do Arquivo.pt é focada na preservação de conteúdos de interesse para a comunidade portuguesa.

O Arquivo.pt teve origem no projeto “TUMBA!”, realizado na FCUL entre 2001 e 2006, de onde surge o primeiro protótipo de arquivo da Web portuguesa. Em 2007 é lançado pela FCCN o projeto “Arquivo da Web Portuguesa”.

Encontram-se neste momento arquivados cerca de 2700 milhões de ficheiros, que correspondem a 95 TB de informação, sendo que qualquer pessoa pode sugerir endereços interessantes através da página arquivo.pt/sugerir.

Em 2015, o Arquivo.pt recolheu para preservação cerca de 580 milhões de ficheiros e o serviço de pesquisa registou, em média, 3 692 utilizadores por mês (90% novos utilizadores). Foi também produzido um vídeo a explicar como funciona o Arquivo.pt

Para 2016 o Arquivo.pt pretende disponibilizar o acesso a sites arquivados do domínio .eu, assim como efetuar um esforço adicional para recolha de sites relacionados com as Eleições Presidenciais de 2016. Será também realizado um primeiro protótipo de pesquisa de imagens arquivadas, visto que esta é uma das funcionalidades mais desejadas pelos utilizadores.

Ver texto completo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone