blogs que ficam para a história - Arquivo.pt formação

Blogs que ficam para a História: formação oferecida pelo Arquivo.pt

“Como pode o meu blog ficar na História digital de Portugal?” é a pergunta de partida para este encontro dedicado à preservação digital.

blogs que ficam para a história - Arquivo.pt formação
blogs que ficam para a história -formação do Arquivo.pt

 

No dia 23 de Fevereiro de 2017, a unidade FCCN da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em Lisboa, responsável pelo Arquivo.pt, foi palco de uma ação de formação gratuita para bloggers das áreas de tecnologia, lifestyle e moda. Sob o mote de trabalhar para deixar os seus blogs para a história da web portuguesa, este conjunto de bloggers uniu-se à infraestrutura de investigação Arquivo.pt assistindo a sessões sobre técnicas de preservação digital.

Objetivos da formação

No final da formação os participantes terão ganho conhecimentos na utilização do Arquivo.pt que lhes permitirão:

  • Pesquisar e recuperar informação do passado que se julgava perdida
  • Analisar a evolução de um site ao longo do tempo
  • Publicar informação online para que possa ser preservada para o futuro
  • Criar conteúdos inovadores e originais com base em informação preservada da Web
  • Aumentar a produtividade e eficiência do seu trabalho

Citações e slides do evento

“Ao longo do tempo muita da informação que vai sendo colocada na Web desaparece e ninguém gosta de ser confrontado com o conhecido Erro 404.”

“60% dos sites desaparecem após apenas 2 anos”

“O Arquivo.pt, um serviço que permite pesquisar páginas web portuguesas arquivadas desde 1996. É também uma plataforma em constante atualização, que acompanha as alterações que as páginas web vão sofrendo ao longo dos anos.”

“Recentemente foi apresentada uma nova versão do serviço, que permite a reprodução das páginas preservadas de forma mais completa com o carregamento de imagens e outros conteúdos Web que anteriormente não eram reproduzidos.”

“Conseguirmos chegar aos profissionais da comunicação é um desafio, mas temos total disponibilidade para colaborar não só com a comunidade de bloggers e jornalistas, mas também com alunos, professores, investigadores ou simples curiosos”.

“A informação é Património. A informação publicada nos sites é valiosa e tem de ser preservada”

Gostaria de participar numa ação de formação futura?

Esta ação foi o primeiro passo para um projeto de ações de formação gratuitas relacionadas com o Arquivo.pt e Preservação Digital. Estas ações serão ministradas na FCCN ou em organizações externas que o solicitem desde que garantam uma presença mínima de 10 pessoas.

Contacte-nos ou adira à nossa mailing list para se manter atualizado.